Detectar os primeiros sinais de autismo em crianças pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando você não é um especialista no assunto. Porém, aprender a reconhecer alguns padrões de sinais e sintomas dessa, principalmente nos pequenos, é fundamental para o tratamento. Afinal, quanto mais cedo o TEA for identificado, maiores são os ganhos quanto ao desenvolvimento das habilidades que a criança precisa ter em cada faixa etária, proporcionando melhoria na qualidade de vida.
Pensando nisso, listamos algumas características comuns do autismo percebidas em crianças dos 2 aos 4 anos. Para saber quais são elas e entender os próximos passos, continue conosco.
São sinais de autismo em crianças dos 2 aos 4 anos:
1. Sociais
- Não responde ao próprio nome;
- evita contato visual;
- não inicia interação e imitação com seus pares;
- não compartilha os brinquedos com os outros, mesmo quando solicitada/orientada a fazê-lo;
- não demonstra interesse em interagir/socializar com outras pessoas;
- não gosta ou evita ter contato físico com outras pessoas;
- não reproduz expressões faciais básicas;
- não consegue ser facilmente acalmada ou confortada pelos pais/cuidadores;
- tem dificuldade para se expressar ou falar sobre os próprios sentimentos;
- tem dificuldade de brincar de faz de conta interpretando papéis (interpreta papéis de professora, mãe, policial, médico, etc);
- tem dificuldade para compreender as regras convencionais de comportamento.
2. Linguagem e comunicação
- Possui um atraso nas habilidades de fala e linguagem (quando comparada a outras crianças);
- repete palavras/frases continuamente;
- não responde a perguntas, ou mantêm um diálogo simples de forma adequada;
- repete o que os outros dizem;
- não aponta para pessoas ou objetos, ou não direciona o olhar para eles quando outros apontam;
- inverte os pronomes (como, por exemplo, dizer “você” ao invés de “eu”);
- raramente utiliza gestos ou linguagem corporal para se comunicar (acenar para dar tchau, por exemplo);
- conversar em um tom monótono, ou cantante;
- não entende piadas, sarcasmo ou provocações (tende a interpretar as informações de forma literal).
3. Comportamento
- Reproduz movimentos repetitivos como, por exemplo, agitar as mãos, balançar para frente e para trás, girar etc;
- alinha brinquedos e outros objetos de forma organizada;
- fica chateada/frustrada com pequenas mudanças na rotina;
- brinca com os brinquedos da mesma maneira, e sempre;
- gosta de certas partes dos brinquedos e costuma brincar somente com elas (geralmente rodas ou peças giratórias);
- tem interesse ressaltado por alguma coisa específica (pode ser um assunto, brinquedo, música, atividade etc);
- tem hiperatividade ou atenção curta.
Atenção: vale ressaltar que um bebê com TEA não terá exatamente os mesmos sintomas que outra criança com a mesma condição. Afinal, a quantidade e gravidade dos sinais e sintomas podem variar muito!
“Meu(minha) filho(a) apresentou um ou mais destes sinais de autismo. O que devo fazer?”
O primeiro passo para lidar com essa situação é se acalmar, respirar fundo e marcar uma consulta com o pediatra. Durante ela, expresse todas as suas preocupações e suspeitas e, claro, dê o maior número de informações possíveis sobre a criança.
Normalmente, ela passará por alguns exames e, dependendo do diagnóstico, será encaminhada a um especialista capacitado para planejar e executar um tratamento eficaz e apropriado para o(a) seu(sua) filho(a)!
No mais, para saber mais detalhes sobre o TEA, leia os artigos abaixo:
5 testes simples para avaliar o desenvolvimento do seu filho
Autismo: como é feito o diagnóstico?
Autismo: o que fazer após o diagnóstico?
O que buscamos ao tratar uma criança com TEA?
O papel da família/escola no tratamento para autismo
Até a próxima!