Fonoaudiologia
A fonoaudiologia é a ciência que estuda a linguagem humana e a sua aplicação no comportamento, interação social e comunicação.
A linguagem não diz respeito apenas ao ato de falar. Ela acontece, também, por meio da evolução do pensamento e até de ações não verbais (como, por exemplo, o choro do bebê). Por este motivo, a avaliação fonoaudiológica trata de contextualizar em que fase de desenvolvimento cada criança se encontra.

Durante a avaliação, são abordadas:
- fases de desenvolvimento da linguagem e da fala;
- reações perante diversas situações;
- capacidade de interação social.
Além disso, são avaliados outros mecanismos com os quais nascemos, mas que são desenvolvidos por meio de interações com o ambiente em que vivemos:
- linguagem pragmática (intenção comunicativa);
- imitação;
- capacidade de chamar a atenção para si;
- exploração do brincar;
- capacidade de troca de turnos durante a interação.

Todos esses aspectos, associados à compreensão e expressão, refletem-se no desenvolvimento e na organização da fala. A avaliação fonoaudiológica determina, então, o nível de comunicação (verbal ou não verbal) da criança.
Em crianças mais velhas são avaliados, além dos aspectos da linguagem oral, a leitura, a escrita e/ou a prontidão para o desenvolvimento para essas habilidades.
A avaliação prossegue com o exame das estruturas orais, chamadas de órgãos fonoarticulatórios, e de suas funções:
- respiração;
- deglutição;
- sucção;
- mastigação;
- fala.
Questões sensoriais são abordadas como, por exemplo, a dificuldades na oferta do alimento, os problemas em executar a mastigação e a deglutição, e a resistência quando há mudança de textura e consistência.
Ao final da avaliação, o fonoaudiólogo, como parte de uma equipe multidisciplinar, participa da elaboração do plano de tratamento individualizado, que visa a conquista de novas habilidades e a autonomia do paciente.
