Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é a ciência que estuda a linguagem humana e a sua aplicação no comportamento, interação social e comunicação.

A linguagem não diz respeito apenas ao ato de falar. Ela acontece, também, por meio da evolução do pensamento e até de ações não verbais (como, por exemplo, o choro do bebê). Por este motivo, a avaliação fonoaudiológica trata de contextualizar em que fase de desenvolvimento cada criança se encontra.

Fonoaudióloga fazendo exercícios bucais com uma menina. Ambas estão encostando com o dedo indicador nos lábios e fazendo a forma da letra o com a boca.

Durante a avaliação, são abordadas:

  • fases de desenvolvimento da linguagem e da fala;
  • reações perante diversas situações;
  • capacidade de interação social.

Além disso, são avaliados outros mecanismos com os quais nascemos, mas que são desenvolvidos por meio de interações com o ambiente em que vivemos:

  • linguagem pragmática (intenção comunicativa);
  • imitação;
  • capacidade de chamar a atenção para si;
  • exploração do brincar;
  • capacidade de troca de turnos durante a interação.
Fonoaudióloga atendendo uma menina está segurando uma prancheta com algum exercício feito pela paciente.

Todos esses aspectos, associados à compreensão e expressão, refletem-se no desenvolvimento e na organização da fala. A avaliação fonoaudiológica determina, então, o nível  de comunicação (verbal ou não verbal) da criança.

Em crianças mais velhas são avaliados, além dos aspectos da linguagem oral, a leitura, a escrita e/ou a prontidão para o desenvolvimento para essas habilidades.

A avaliação prossegue com o exame das estruturas orais, chamadas de órgãos fonoarticulatórios, e de suas funções:

  • respiração;
  • deglutição;
  • sucção;
  • mastigação;
  • fala.

Questões sensoriais são abordadas como, por exemplo, a dificuldades na oferta do alimento, os problemas em executar a mastigação e a deglutição, e a resistência quando há mudança de textura e consistência.

Ao final da avaliação, o fonoaudiólogo, como parte de uma equipe multidisciplinar, participa da elaboração do plano de tratamento individualizado, que visa a conquista de novas habilidades e a autonomia do paciente.

Fonoaudióloga exibe um cartão com a letra R para uma menina sorridente. A fonoaudióloga encosta na boca da menina com o dedo indicador.

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NÃO ESPERE!

A intervenção precoce é muito importante.