Neuropediatria

Também conhecida como neurologia pediátrica, a neuropediatria é uma especialidade que objetiva o diagnóstico e tratamento das disfunções do sistema nervoso em crianças e adolescentes.

Durante as consultas de acompanhamento ao pediatra, ou até mesmo por meio da observação dos pais, certos atrasos no desenvolvimento da criança podem ser percebidos, ou até mesmo algumas alterações em seu comportamento. Quando isso acontece, a indicação é encaminhar o paciente à avaliação neuropediátrica.

Médica neuropediatra mostrando um raio x do cérebro para uma menina e seu pai.

Durante uma avaliação minuciosa, o profissional faz uma anamnese completa na criança, incluindo exames físicos e neurológicos. Além disso, alguns testes padronizados podem ser aplicados de acordo com as circunstâncias.

Menina e sua mãe em um consultório de uma neuropediatra.

A partir disso tudo, o neuropediatra determina quais avaliações e exames complementares serão necessários para fechar o diagnóstico e determinar os melhores tratamentos possíveis para o paciente.

Além disso, ele também pode solicitar avaliações de profissionais de outras áreas para complementar seus cuidados e confirmar suas suspeitas, como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, oftalmologia, otorrinolaringologia, genética.

Neuropediatras do Núcleo

Avatar provisório de médica
Beatriz Vilela

Neuropediatria

Luciana Rocha - Neuropediatria

Neuropediatria

Pedro Furman - Neuropediatra

Neuropediatria

NÃO ESPERE!

A intervenção precoce é muito importante.