Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão de nível superior da área da saúde. Ela estuda a atividade humana e atua prevenindo e tratando dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e independência do indivíduo.

Entendemos como “atividade” tudo aquilo que a pessoa deseja fazer, precisa fazer ou que esperam que ela faça em sua vida diária (brincadeira, estudo, trabalho, lazer e socialização).

Terapeuta ocupacional interagindo com uma menia que está desenhando. Outras duas crianças também estão desenhando.

É função do TO avaliar o desempenho ocupacional nas diversas atividades, os componentes sensório-motor, cognitivos e habilidades psicossociais dos pacientes.

A Terapia Ocupacional no Desenvolvimento Infantil

Menina e terapeuta ocupacional estão com fantoches nos dedos interagindo e brincando.

O brincar é a principal ocupação de uma criança e é por meio desta que ela experimenta o mundo, desenvolve habilidades cognitivas, sociais, comunicativas, de autocuidado, funções motoras e sensoriais.

No acompanhamento de crianças com TEA, o terapeuta ocupacional irá avaliar o desempenho desta criança durante o brincar, na participação social e nas atividades da vida diária. 

Dificuldades na interação e comunicação, no engajamento em atividades básicas como, por exemplo, vestir-se, tomar banho e utilizar o vaso, alimentar-se, fazer tarefas escolares e dificuldades sensório-motoras são comumente encontradas em crianças com TEA, e é nesses aspectos que o terapeuta ocupacional irá atuar.

Integração Sensorial de Ayres

Uma das estratégias para abordar as dificuldades motoras e sensoriais no TEA é a Integração sensorial de Ayres (ASI). Ela se baseia na identificação das dificuldades específicas da criança em seu dia a dia e sua relação com o processamento sensorial. 

O objetivo da terapia de integração sensorial é ajudar pessoas com dificuldades de modular, regular, discriminar, coordenar e/ou organizar as sensações de forma adequada. A criança participa ativamente das intervenções, que são modificadas e ajustadas conforme a necessidade.

Menina está desenhando quanto terapeuta ocupacional está tomando notas sobre o desempenho da garota. Elas estão sentadas no chão.

Terapeutas Ocupacionais do Núcleo

Aline Serva Terapeuta Ocupacional

Terapia Ocupacional

Larissa Godinho - terapia ocupacional
Larissa Godinho

Terapia Ocupacional

Leane Machado - terapia ocupacional
Leane Machado

Terapia Ocupacional

NÃO ESPERE!

A intervenção precoce é muito importante.